quinta-feira, 27 de junho de 2013

Biblioteca Cláudio Tourinho Saraiva

A escolha do nome da Biblioteca do Novo DEGASE, foi feita em homenagem a Cláudio Tourinho Saraiva,  filho de  Therezinha Saraiva,  presidente da FEBEM de 1982 a 1985, que esteve no Departamento,  relatando sua trajetória naquela  instituição. Na ocasião, foi feita a homenagem a seu filho,  ex-presidente da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), que morreu em 2010.Cláudio foi uma  pessoa bastante atuante na área da infância e adolescência no Rio de Janeiro.

Therezinha Saraiva, doou os primeiros documentos pro acervo da biblioteca.




2 comentários:

  1. Merecida Homenagem . Cláudio Saraiva, que dá nome à Biblioteca do DEGASE, dedicou grande tempo de sua vida na luta contra as injustiças sociais, pela inclusão social e pelas causas dos menos favorecidos, em todos os aspectos. Sua partida deixou uma lacuna na área de programas sociais e muita saudade no coração de muitos amigos que fez ao longo da vida.especialmente, nas crianças adolescentes jovens e adultos que integram o Projeto "Apostando no Futuro", bem como na Coordenação desse Projeto.

    ResponderExcluir
  2. O Departamento Geral de Ações Socioeducativas não poderia escolher melhor o nome para batizar sua biblioteca. Cláudio Tourinho Saraiva, nasceu em família comprometida com a educação. Em seu curto período de vida, dedicou à ressocializar menores infratores e proteger outros que viviam na vulnerabilidade, apresentando afeto e oportunidades. Em tempos em que poucos enxergam os menos favorecidos, em que, para as "soluções" dos problemas sociais relativos a violência, defende-se a menoridade penal, a pena de morte; pessoas como Cláudio Saraiva assumem importância ímpar.

    ResponderExcluir