quarta-feira, 31 de julho de 2013

E- book: Teatro-educação: uma experiência com jovens cegos


Clique aqui para acesso ao documentohttps://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/2803/1/_Teatro.pdf



"Defende que os problemas enfrentados pelos deficientes visuais dentro dos sistemas educacionais e da sociedade como um todo podem ser superados ou minimizados através do uso do teatro como fator de transformação"


segunda-feira, 22 de julho de 2013

quinta-feira, 18 de julho de 2013

E-book: Gangues, gêneros e juventude: donas de rocha e sujeitos cabulosos.


Clique aqui para acesso ao documento: http://portal.mj.gov.br/sedh/biblioteca/livro_gangues_sem_a_marca.pdf

Sugestões de Documentos para o Acervo da Biblioteca

Olá pessoal, tudo bem?

Atualmente, estamos no processo de seleção do material para compor o acervo da nossa biblioteca, portanto, aceitando sugestões de vocês que serão nossos usuários.
A temática da coleção será Socioeducação e sendo interdisciplinar, é um tema que perpassa por outras áreas como a de Saúde, Direito, Educação, Ciências Sociais, Literatura ....

Para tanto, gostaríamos que vocês participassem desta etapa de formação do acervo, com sugestões de documentos (livros, relatórios, filmes, documentários, depoimentos, periódicos, teses, dissertações, artigos, etc.), ou com o que acharem pertinente termos em nossa coleção.

Outra coisa muito importante!
Se vocês tiverem ou souberem de alguém que tenha, qualquer tipo de documento histórico, que conte a trajetória das instituições de internação de crianças e adolescentes consideradas "delinquentes", "desvalidas" ou "em conflito com a lei",  como documentos da época do SAM, FUNABEM, FEBEM, CBIA até chegar ao momento atual do Novo DEGASE  e que possa doar a nossa biblioteca, nós agradecemos desde já !

Enviem sugestões para : biblioteca@novodegase.rj.gov.br

Muito obrigada.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Atenção!

A Biblioteca está em processo de planejamento aguardando o início das obras, mas o serviço de levantamento bibliográfico está sendo prestado.

Glossário da Infância e Juventude

Clique aqui para acesso ao documento: http://www.tjpe.jus.br/coordvinf/arquivos/glossario.pdf


A construção do perfil do assistente social no cenário educacional




Autor: PIANA, Maria Cristiana
Editora: UNESP
Idioma: Português
Ano: 2009

Páginas: 233
Sinopse: O tema do livro é a presença do Serviço Social na política educacional, como propositor e elaborador de projetos, levando-se em consideração o trabalho profissional realizado na educação em diversos estados e municípios brasileiros, desde a origem da profissão. A investigação teve como suporte a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, realizada na Secretaria de Educação do município de Barretos/SP. A autora salienta a importância do Serviço Social em diversas cidades brasileiras e os projetos de lei existentes como proposta de se efetivar legalmente a atuação dos assistentes sociais na Educação. Ressalta ainda a crescente participação dos profissionais da área nas esferas estaduais e municipais, onde atuam em equipes interdisciplinares na elaboração de diretrizes e planos para uma educação de acesso a todos os cidadãos.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Atenção !!!

A Biblioteca está em processo de planejamento aguardando o início das obras, mas o serviço de levantamento bibliográfico está sendo prestado.

Fotos tiradas por adolescentes em conflito com a lei são expostas no PR

 
Fonte: G1
 
 
     Com parceria da Prefeitura de Cascavel e a Secretaria de Estado da Cultura (Seec), 24 adolescentes em conflito com a lei no Paraná, tiveram fotos tiradas por eles,  expostas na Sala Verde do Museu de Arte de Cascavel(anexo à Biblioteca Pública Municipal), e ficarão disponíveis para o público até o dia 02 de Agosto .
     O objetivo da oficina de fotografia, de acordo com a prefeitura, foi estimular as áreas afetivas, o raciocínio, a oralidade, coordenação motora, aspectos sociais,  teóricos, técnicos e operacionais sobre fotografia.
 
 
 
 
 

(Fotos foram tiradas durante uma oficina de fotografia e fazem parte do projeto "CulturAção". (Foto: Prefeitura Municipal de Cascavel/Divulgação).


quarta-feira, 10 de julho de 2013

Visita ao CRIAAD Nilópolis

A visita ao CRIAAD Nilópolis aconteceu no dia 08 de Julho de 2013, no local, tivemos a oportunidade de  conhecer alguns funcionários, apresentar nossa proposta e conhecer o espaço e o acervo da sala de leitura.


terça-feira, 9 de julho de 2013

E-book : Traçando caminhos em uma sociedade violenta: a vida de jovens infratores e seus irmãos não - infratores.

 
 
 
Autor: ASSIS, Simone Gonçalves de
Editora: FioCruz
Idioma: Português
Ano: 1999
Sinopse: Objetiva aprofundar o conhecimento sobre a violência praticada por jovens, com base, dentre outras, na seguinte pergunta: por que, na mesma família, somente alguns desenvolvem comportamento delinquente? Foram escolhidos Rio de Janeiro e Pernambuco, com incidência elevada de infrações juvenis, para olhar mais de perto o universo dos menores que cometeram delitos e de suas famílias - que, muitas vezes, não estão envolvidas na criminalidade. Foram entrevistados 61 adolescentes infratores internos em quatro instituições (três no Rio, uma em Recife) e 31 de seus irmãos ou primos que afirmaram nunca terem cometidos atos infracionais. Parte de seus depoimentos está publicada nesta obra que busca compreender tais menores, suas angústias e anseios na vivência do presente e construção do futuro.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Visita ao CRIAAD Bangu


Nosso encontro do dia 03 de Junho de 2013 foi no CRIAAD Bangu, unidade em que fomos muito bem recebidos por pessoas muito atenciosas e participativas!




Visita à unidade Dom Bosco

A visita ao Dom Bosco aconteceu no dia 27 de Maio de 2013, onde tivemos a presença de um público bastante participativo, abrindo espaço para diálogos, resolução de dúvidas e sugestões.


sexta-feira, 5 de julho de 2013

E-book: Jovens, violência e escola: um desafio contemporâneo


A biblioteca indica e-book de acesso aberto :

 
 
Organizador(es): Silva, Joyce Mary Adam de Paula e; Salles, Leila Maria Ferreira
Editora:  UNESP
Idioma: Português
Ano: 2010
Sinopse: Esta coletânea reúne textos resultantes de reflexões e pesquisas de professores de Universidades de diferentes países da América Latina tais como Brasil, Argentina e Uruguai e de países da Europa como França, Inglaterra e Espanha. Os textos procuram fazer uma reflexão a respeito da relação jovem violência e sociedade. Deste modo os textos tratam da violência como constituinte do ser humano relacionando-a à globalização e a outros processos sociais. São textos de pesquisadores brasileiros, de outros países da América Latina e da Europa que se debruçam sobre a questão de jovens e violência, abordando aspectos como: internação de jovens em casas correcionais como uma das respostas da sociedade para o enfrentamento da violência juvenil; as diferentes formas e dimensões da violência como a violência de gênero, relações interpessoais nas instituições; a relação com o outro e a demarcação das diferenças e o imaginário presente no âmbito escolar e social.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Visita à unidade Professor Antônio Carlos Gomes da Costa

No dia 13 de maio de 2013 iniciamos junto à equipe da ASIST, nossa jornada de visitas às unidades do DEGASE, com o objetivo de mostrarmos a proposta do nosso setor, incluindo a apresentação da Biblioteca.
O ponto de partida foi a unidade Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, onde fizemos uma amostra dos projetos da Sistematização.